O GURU-SP, Grupo de Usuários Ruby de São Paulo, é uma associação de pessoas interessadas em aprender, ensinar e divulgar o uso da linguagem de programação Ruby e de seus diversos frameworks, bibliotecas e aplicações. O grupo também está aberto para a discussão de outros assuntos relacionados ao desenvolvimento de software, tais como: metodologias de desenvolvimento, novas tecnologias e mercado de trabalho.

O GURU-SP foi fundado em 5 de outubro de 2008 na lista de discussão Rails-BR. Iniciou-se com uma lista de discussão e tem como página oficial este site, acessível através do endereço http://www.gurusp.org, cujo código fonte está disponível na conta do Github do grupo.

Optamos por desativar o envio de novas mensagens na lista de discussão do Google Grupos em favor do uso da nossa lista do Telegram.

Estatuto do GURU-SP

  1. O grupo de usuários de Ruby de São Paulo (GURU-SP) tem como objetivos:
    • Divulgar e promover a linguagem de programação Ruby na cidade de São Paulo e imediações (Grande ABC, região de Campinas e Grande São Paulo) através de eventos como palestras, discussões, apresentações de projetos e afins.
    • Reuniões presenciais entre os membros do grupo para que estes possam discutir, ensinar e aprender sobre a linguagem Ruby e aspectos relacionados a programação e desenvolvimento de software.
    • Colaborar com a comunidade Ruby nacional com a criação e tradução de conteúdos em língua portuguesa.
    • Colaborar com a comunidade Ruby global com a criação e manutenção de projetos de código fonte aberto.
  2. Composição do grupo:
    • Podem participar do grupo todos aqueles que desejarem, sendo vetada a discriminação dentro do mesmo, seja racial, cultural, religiosa ou sexual de acordo com a constituição brasileira.
    • O grupo é composto por pessoas que estejam interessadas em ensinar, aprender e evoluir no aprendizado da linguagem Ruby e do desenvolvimento de software em geral.